REDE NACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA (RePPed)
A Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed) é um coletivo constituído por profissionais, estudantes e pesquisadoras/es da Pedagogia. A compreensão da relevância dessa Rede no cenário precede uma contextualização política, em especial no campo da formação de profissionais da educação, face à implementação da Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação, que institui as Diretrizes Nacionais para a Formação Inicial de Professoras/es da Educação Básica. Tais Diretrizes alinham-se a uma agenda de reformas de cunho mercadológico e impõem ao curso de Pedagogia uma lógica curricular que desconfigurou a perspectiva de saberes e experiências necessárias à formação de profissionais da Pedagogia no sentido amplo, com especificidades que vão além da docência. Com isso, submeteu o estatuto identitário da Pedagogia como profissão a uma concepção de docência pautada pela prescritividade e pela heteronomia, aprofundando a descaracterização que incide problematicamente desde 2006, com a aprovação das últimas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso.
Nessa cenário, em maio de 2021, por ocasião de uma atividade virtual de debate alusiva ao dia da/o pedagoga/o e como forma de resistência crítica a recente política implementada, docentes de universidades públicas de diferentes estados do país coadunaram com a urgente necessidade de criar um espaço para mobilizar, articular e promover diálogos em torno da problemática da Pedagogia como campo de conhecimento, de formação e de práticas profissionais.
Diante desse panorama, a RePPed assumiu uma posição de convergência às demais entidades do campo educacional quanto à defesa de revogação da Resolução 02/2019, mas, sob o aporte de críticas que, historicamente, pautam outras resistências contra o estreitamento curricular do curso de Pedagogia à formação de professores/as para as etapas iniciais da Educação Básica, deflagrou uma perspectiva de resistência propositiva pela revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, homologadas pelo CNE em 2006.
Ambos os documentos expõem a forte incidência de uma tradição acadêmica que ignora a complexidade da Pedagogia como campo, seu caráter de ciência da e para a educação, e as evidências de que a profissão de pedagoga/o tem se configurado como uma resposta aos desafios de formação humana na sociedade contemporânea, dentro e fora das escolas. Restringir a formação no curso à preparação para a docência (que não é sinônimo de trabalho pedagógico) não é apenas um equívoco conceitual - uma vez que o objeto epistemológico da Pedagogia é a educação como prática social e não o ensino, isoladamente - mas também político, posto que reconhecemos que a Pedagogia cumpre uma função civilizatória pela práxis transformadora e humanizadora de suas/seus profissionais em diferentes espaços sociais.
Acesse o anuário da RePPed (2022):
https://drive.google.com/file/d/1jzZVkv-67_7zX-_YqGKGgYsOERPxd9yp/view?usp=sharing
PEDAGOGIA
Ciência da Educação
A Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed) constitui-se como um coletivo acadêmico democrático que se propõe a integrar pesquisadoras/es, profissionais e estudantes de Pedagogia no desenvolvimento de agendas interinstitucionais de pesquisas, práticas de divulgação científica e experiências formativas que promovam a concepção de Pedagogia como Ciência da Educação.
A concepção de Pedagogia como Ciência da Educação - princípio constitutivo da RePPed - se respalda em uma perspectiva epistemológica pela qual a educação, como prática social, é assumida como objeto de produção de conhecimentos científicos, resultantes de pesquisas que alimentem o campo disciplinar dos estudos pedagógicos em colaboração com aportes de outras ciências humanas e sociais.